
TECNOLOGIA: UM MANUAL PARA OS NOVOS TEMPOS REFLEXÕES SOBRE A SOCIEDADE NA ERA DO CONHECIMENTO
Coordenação: Beto Largman. A era digital ganha mais força a cada segundo, a cada clique, a cada "byte", e modifica de maneira definitiva as relações sociais, de trabalho, industriais e institucionais. Essa realidade impacta a vida em escala planetária de uma maneira sem precedentes na História. A aldeia global prevista por McLuhan, e que teve o seu primeiro grande ensaio com as transmissões de televisão via satélite, concretiza-se de fato. Este ciclo de encontros, com mediação do blogueiro e jornalista Beto Largman, reúne quatro dos mais respeitados nomes da área no país, que atuam em diferentes campos e se destacam como pensadores, críticos e pesquisadores dessas transformações. Juntos, irão compartilhar suas experiências, abrindo espaço para uma reflexão fundamental sobre estes novos tempos.
Início: 08 SET
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Terças-Feiras, às 20h (08/09, 15/09, 22/09, 29/09)
Valor: R$ 100,00 na inscrição + 2 parcelas de R$ 150,00
Aulas
08 SET 1. QUEM TEM MEDO DO FUTURO?
08 SET 1. QUEM TEM MEDO DO FUTURO?
Com raras exceções que justificam a regra, somos conservadores e reagimos às mudanças. Nas últimas décadas, no entanto, a tecnologia digital vem imprimindo uma velocidade vertiginosa nas transformações da vida individual e coletiva. Hoje, se é possível ter alguma certeza, é de que tudo irá mudar ainda mais. Internet, telefones celulares, games: como a tecnologia e os modos de produção e relacionamento em rede estão modificando nosso cotidiano? O que esperar do futuro: teremos mais tempo livre ou seremos escravos das máquinas e da informação? São essas as perguntas que o cientista Sílvio Meira irá discutir neste encontro, em uma verdadeira viagem em direção aos horizontes que se descortinam para nossas vidas nas próximas décadas. Sílvio Meira, Beto Largman.
15 SET 2. OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO CULTURAL NA ERA DIGITAL
Este encontro irá apresentar as transformações na produção da cultura, da informação e do conhecimento nos últimos anos e como as tecnologias têm sido apropriadas pelas periferias com resultados cada vez mais surpreendentes. A conversa abrangerá ainda temas como a crise/reinvenção das mídias tradicionais, a dicotomia entre a internet colaborativa e a necessidade de geração de receitas, os problemas inerentes a direitos autorais, licenciamento através de Creative Commons, os novos modelos de negócio, o impacto cultural das "lan-houses" na produção cultural e a sociabilidade das populações jovens. Ronaldo Lemos, Beto Largman.
22 SET 3. O IMPACTO DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA E A CRIAÇÃO DE NOVAS NARRATIVAS
Como desenvolver histórias que, ao mesmo tempo, envolvam e mobilizem o público, podendo ser veiculadas em diferentes plataformas? O que vem primeiro: a criação da narrativa ou a escolha da plataforma em que ela será contada? Neste encontro, Maurício Mota irá revelar a origem e o que está sendo feito com o "Transmedia Storytelling", disciplina nascida no MIT (Massachusetts Institute of Technology) que está revolucionando as indústrias do entretenimento, da publicidade e as metodologias da educação. Dono, junto com Mark Warshaw, da The Alchemists, empresa responsável pela integração de conteúdo do seriado "Heroes", Maurício Mota já vem utilizando essa disciplina em suas produções. Maurício Mota, Beto Largman.
29 SET 4. A SOCIEDADE EM REDE E A EDUCAÇÃO
O aluno contemporâneo pertence a uma geração que navega pela internet, joga games e está habituada a desempenhar múltiplas tarefas simultaneamente. Nesse contexto, a instituição escolar, ainda presa a conteúdos e abordagens tradicionais, já não consegue atrair a atenção e o interesse dos jovens. Como, então, pensar a escola hoje? Como as novas tecnologias podem contribuir para uma transmissão mais eficaz do conhecimento, através do trabalho compartilhado entre professores e alunos? Estas e outras questões centrais para uma reflexão sobre o papel atual e o futuro da educação serão abordadas no encontro com o professor Luli Radfahrer. Luli Radfahrer, Beto Largman.
Sílvio Meira. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutor em Ciência da Computação pela University of Kent at Canterbury (1985). É professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena projetos de pesquisa. Fundou o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.) e é consultor do Programa da ONU para Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Beto Largman. Jornalista especializado em tecnologia, internet e design, comanda o blog Feira Moderna, no Globo Online. Gerenciou projetos inovadores ligados a tecnologia, comunicação, mídias eletrônicas, arte e cultura, além de ter editado revistas e participado em inúmeros programas para rádio e TV. É colaborador das revistas "Época" e "Época Negócios" e blogueiro do portal Mundo Oi. Devido ao sucesso de sua coluna no programa "Qual é a boa?", exibido no canal Multishow, foi convidado para fazer a narração do programa "Cybernet", sobre games, no mesmo veículo. Beto também é o curador do Descolagem, projeto que inclui uma série de eventos realizados no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), no Rio de Janeiro, com um formato totalmente original e que aborda os impactos da tecnologia na sociedade.
Ronaldo Lemos. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, e doutor em Direito pela USP. Professor titular e coordenador da área de Propriedade Intelectual da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas – RJ e diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade (www.direitorio.fgv.br/cts) nessa instituição. Professor visitante da Universidade de Oxford (Michaelmans term, 2005), na Inglaterra. Diretor do projeto Creative Commons no Brasil. Cofundador do projeto Overmundo (www.overmundo.com.br) e vencedor do Golden Nica, na categoria Digital Communities, do Prix Ars Electronica 2007. Coordenador dos projetos A2K Brasil (www.a2kbrasil.org.br), Cultura Livre (www.culturalivre.org.br) e Open Business.
Maurício Mota. Nos últimos cinco anos, Maurício Mota vem trabalhando em projetos de convergência e inovação de conteúdo para diversos clientes. Criador do jogo Autoria – uma plataforma de criação de histórias em formato de jogo e software – que foi premiado e está presente em mais de 4 mil escolas do país. Vertido para uma coleção de livros infanto juvenis, esse jogo é utilizado em diversos segmentos: planejamento estratégico, desenvolvimento de produto, recursos humanos, responsabilidade social e entretenimento. Foi o primeiro latino-americano a participar como palestrante de projeto do MIT (Massachusetts Institute of Techonology) sobre o futuro do entretenimento e é integrante do board mundial do Medici Institute, criado a partir de pesquisas de Harvard, voltado para o fomento da inovação.
Luli Radfahrer. PhD em Comunicação Digital pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde é professor há mais de dez anos. Trabalha com internet desde 1994 e já dirigiu as divisões digitais de algumas das maiores agências de Propaganda do país. Entre 1999 e 2001, trabalhou em Nova York e Londres, dirigindo portais de conteúdo digital. Em 2002, voltou ao Brasil para redesenhar a AOL. Hoje é consultor de Inovação Digital com clientes no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Oriente Médio.
Show de Bola. Sugiro textos mais curtos.
ResponderExcluir